segunda-feira, 5 de julho de 2010

2006

Estamos correndo pra terminar o curta-metragem "A Fábula da Corrupção" até o início de agosto e ao mesmo tempo dando um jeito de acompanhar a Copa do Mundo. Isso fez a gente lembrar de 4 anos atrás quando também estávamos dando um gás pra finalizar o curta "Leonel Pé-de-Vento" a tempo de inscrever no Festival de Gramado e assistindo aos jogos numa TV 14 polegadas que levamos pro estúdio. Depois de trabalhar dia e noite, com um olho na TV e outro no computador, conseguimos concluir o filme no prazo e ele foi selecionado pra Mostra Gaúcha de Gramado, onde levou o troféu de Melhor Roteiro, o primeiro de vários prêmios que ganhou, como o de Melhor Filme Júri Oficial da Mostra Infanto-Juvevil no Festival Audiovisual Mercosul em Florianópolis, 3º Lugar Melhor Animação Brasileira no 15º Anima Mundi – etapa Rio de Janeiro e o Prêmio Unesco de Melhor Filme da América Latina e Caribe no 16º Divercine, Festival Internacional de Cine para Niños e Jóvenes em Montevidéu. Só o hexa que não veio, hehehe.
_
Num clima meio realista, meio mágico, o filme aborda diversos temas, como a passagem da infância para a adolescência, a dor e a solidão causadas pelo preconceito e a convivência com as diferenças. A história se passa em um lugarejo fictício, mas os cenários e a caracterização dos personagens foram inspirados em um lugar real, Vale Vêneto, pequeno povoado do município de São João do Polêsine, na Quarta Colônia Italiana, centro do Rio Grande do Sul. Os belíssimos cenários foram pintados a mão pelo diretor de arte Elias Monteiro, o que deu ao filme um ar um pouco retrô, mesmo usando o computador pra finalizar os desenhos. A maior parte da animação também foi feita em papel, na técnica 2D tradicional.

As imagens acima são cenas do curta e fotos de making of, o Guto numa reunião com o diretor Jair Giacomini, eu (Lisandro) colorindo os personagens no computador e um trecho do storyboard feito pelo Elias. Pra saber mais sobre o filme visite o site: http://www.leonelpedevento.com.br/

Um comentário:

Gabriel Renner disse...

porrrra, a quantidade de janelas abertas alino no phothoshop.....bah!