segunda-feira, 20 de abril de 2015

O X da questão

Para tirar as teias de aranha do Blog começo me justificando: O principal culpado para que a distância entre um post e outro seja cada vez maior é bem conhecido de todos, ele mesmo, o tal do Facebook, que acaba "engolindo" todas as novidades da Cartunaria com a instantaneidade que este humilde Blog não é capaz de acompanhar. Então, quem ainda não segue a gente no Facebook, fica a dica. O segundo motivo é MUITO mais relevante, uma odisseia que de tão audaciosa ainda não foi totalmente compreendida pelos nossos contemporâneos, trata-se da produção da série "X-Coração" exibida atualmente no canal Disney XD, o que representa um marco para a animação brasileira que vive um excelente momento.


O projeto contou com o financiamento do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual)/Ancine, gerenciado pela Finep e com a co-produção da TV Brasil, onde o desenho estreará em breve. Passamos praticamente todo o ano de 2014 imersos na produção de 26 episódios de 11 minutos de duração, com grande parte da equipe formada por profissionais do Rio Grande do Sul, mas com a colaboração imprescindível de estúdios de São Paulo e até da Argentina. Além de ser o primeiro desenho animado gaúcho desse porte (o tempo dos episódios somado equivalem a mais de 4 longas-metragens), também produzimos em um prazo considerado curto e com orçamento idem, para que fosse possível transformar em realidade um sonho que tínhamos desde o início da Cartunaria há 13 anos, que era o de produzir uma séria para TV totalmente autoral, com a nossa cara, falando de coisas que são próximas e ao mesmo tempo universais, como uma banda que almeja o sucesso, mas que sabe que o sucesso é relativo e a felicidade pode estar em simplesmente poder fazer o que se gosta. 


A experiência que tivemos produzindo animações para o programa Curtas Gaúchos da RBS TV foi fundamental para que conseguíssemos desenvolver um método de produção que tornasse possível encarar essa empreitada. A série foi criada e dirigida por mim, Lisandro Santos, e pelo Guto Bozzetti a partir do curta-metragem com o mesmo nome produzido para a RBS em 2007 e que deu os primeiros 15 minutos de fama ao Alex, o chapista de lancheria que virou o vocalista da banda de garagem "X-Coração". As mudanças foram sutis em relação ao curta, Alex continua sendo o personagem principal, mas ficou um pouco mais jovem, assim como o baixista Zé e o baterista Sidnei, que de figurantes na produção original se tornaram protagonistas da série. O triângulo amoroso formado por Alex, Bel e Val também não é exatamente o mesmo, mas o clima roqueiro porto-alegrense continua presente.


Aliás, ter uma banda e fazer desenho animado em Porto Alegre são atividades incrivelmente parecidas, porque ambas precisam da dedicação abnegada de quem decide se aventurar nesse mercado de produção cultural e de entretenimento mesmo estando "longe demais das capitais". Para estreitar ainda mais a relação entre esses dois universos artísticos chamamos o cineasta e ex-integrante dos Replicantes (banda icônica do punk-rock nacional) Carlos Gerbase e sua filha também cineasta Iuli Gerbase para escreverem os roteiros, dos quais tive o privilégio de participar da criação junto com a dupla. Quem acompanha nosso trabalho percebe facilmente o papel da música tanto nos enredos, quanto nas trilhas recheadas de hits do rock gaúcho, inclusive com a participação de figuras emblemáticas da cena musical sulista emprestando suas vozes aos personagens. Todas as músicas tocadas pela banda "X-Coração" foram produzidas especialmente para os episódios pelo Guto e pelo produtor musical Fabrício Licks, que também cuidou de toda a sonorização da série.

De pé: Fabrício Licks (Áudio), Rafael Pimenta (voz Alex), Guto Bozzetti (Direção), Paola Rodrigues e Gisa Aquino (Produção). Agachados: Diego Medina (Voz Sidnei) e Lisandro Santos (Direção)

Enfim, o pioneirismo cobra seu preço, mas também é gratificando sentir que estamos fazendo história, então queremos aproveitar para agradecer mais uma vez a todos que realizaram essa grande façanha junto com a gente e lembrar para quem ainda não conferiu que a série vai ao ar na Disney XD de terça a quinta às 20:30h. E curtam a fan page da "X-Coração" no Facebook! Valeu e até o próximo post (que pode vir antes do que vocês imaginam, eheheh). Abração.

Equipe
X-Coração - A Série

Direção
Lisandro Santos
Guto Bozzetti

Story Editor
Heather Kenyon

Roteiros
Carlos Gerbase
Iuli Gerbase
Lisandro Santos

Supervisão de Roteiros
Lisandro Santos

Elenco
Alex - Rafael Pimenta
Sidnei - Diego Medina
Zé - Jack Kaminski
Bel - Vic Brow
Val - Júlia Barth
Tia Vani - Deborah Finocchiaro
Gringo - Felipe Mônaco
Jorginho - Drégus de Oliveira


Figuração
Fabrício Licks
Guto Bozzetti
Paola Rodrigues
Lisandro Santos
Gisa Aquino
Luís Antônio Barcelos
Maria Teresa Murer

Animação
Equipe Genesis
Supervisão: William Locatelli
Gerente de Projetos: Heron Martins
Animadores:
Ana Moura
Filipe Andrade
Vinicius Pires
Ronaldo Corrêa
José Quintana
Ana Cláudia Herrmann
Lucas Vallim
Petter

Equipe Films e Arts
Coordenação de Animação: Jarbas Valim
Assist. Coordenação: Aline Valim
Animadores:
Gabrielle Paparelli
Virgínia
Tadeu Zvir

Equipe CAV - Centro de Audiovisual da
Prefeitura de São Bernardo do Campo
Coordenação de Animação: Jarbas Valim
Assist. Coordenação: Tadeu Zvir, Natacha Marcatto
Animadores:
Eder Lima
Cleiton Silva
Larissa Scantamburlo
Nathalia Lima
Alberto Santos
Caique Miranda
Henrique Fatichi Del Rey
Luiza Imbó
Rafael Francisco
Raphael Caceres

Equipe Caracoles Producciones
Diretor-Gerente: Fabián "Chifu" De Los Rios
Produtor: Yanina M. Tiribelli
Direção de Animação: Sebastián Cáceres
Animadores:
Estefania Colutta
Sebote
Ignacio Miguel Foglino
Sebastián Coll

Cenários
Estúdio Cria Idéias
Produção: André Saut
Coordenação: Ricardo Fujiwara
Gestão: Diogo Saut
Ilustradores:
Laís Tissiani
Pedro Marcolla de Figueiredo
Mariana Pellegrini
Jonathan Pires
João Arenhart

Produção Executiva
Sérgio Martinelli

Assistentes de Produção
Gisa Aquino
Paola Rodrigues

Direção de Arte
Lisandro Santos
Guto Bozzetti

Storyboard
Lisandro Santos
Walter Pax

Animatic
Guto Bozzetti

Montagem
Luís Henrique Braga

Produção de Áudio
Fabrício Licks

Desenho de Som e Trilha
Fabrício Licks

Canções compostas por
Guto Bozzetti

Músicos
Fabrício Licks
Gustavo Cunha
Guto Bozzetti
Vic Brow

Produtor Musical
Fabrício Licks

Finalização
Duda Catenacci

Assistente de Render
Ana Moura

X-Tema
Letra: Lisandro Santos
Música: Guto Bozzetti

EBC/TV Brasil
Coordenação de Produção:
Sérgio Medeiros
Gerente Executiva de Parcerias e Licenciamentos:
Berenice Mendes
Diretor de Conteúdo e Programação:
Ricardo Soares 

Um comentário:

NiceGaming disse...

Boa noite . Não existe um lugar para assistir os episódios?