quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Foi o 20 de Setembro

Direção de Arte e Cenários do Gabriel Renner

Já que estamos na semana em que se comemora a Revolução Farroupilha, aproveitamos para falar um pouco mais sobre o “Hotel Farrapos”, curta-metragem que estamos produzindo e que se passa durante esse feriadão. Para quem não sabe, todo ano nosso Estado comemora uma guerra civil que nos separou do Brasil por 10 anos e que consolidou as tradições que nos diferenciam culturalmente do resto do país. Por isso a intenção do curta é reforçar o contraste entre uma visão desglamourizada dessa herança cultural e a exaltação ufanista dos desfiles de 20 de setembro. Essa abordagem não representa uma depreciação do tradicionalismo e nem menosprezo aos símbolos rio-grandenses, simplesmente mostra outras características da nossa aldeia, utilizando a figura estereotipada do gaúcho como contraponto para falar de gente comum, sejam eles habitantes da cidade grande ou do campo, pessoas que muitas vezes não compartilham dos mesmos valores, hábitos ou pontos de vista e que mesmo assim constroem a identidade cultural do Rio Grande do Sul.

Gaúcho pilchado com voz de Luis Antônio Barcelos

A ação central da trama se passa quase toda na Avenida Farrapos que é conhecida principalmente pela concentração de boates, ambiente comum nas grandes cidades e tão legítimo de ser retratado em uma obra audiovisual quanto os bairros nobres ou centros históricos. A escolha da animação como forma narrativa dá ao filme um ar lúdico e até mesmo um aspecto cômico, estilizando os personagens e recriando graficamente lugares que existem no mundo real, seguindo a linha de produções recentes como “Percepolis” e “Valsa com Bashir”. Nesse sentido o filme ganha uma segunda camada de leitura, pois na verdade quem está aos farrapos é o protagonista Elias, vivendo sua revolução particular.

Da esquerda para a direita, vozes de João Azeitona, Mateus Santoloco, Frank Jorge e Felipe Mônaco

Agora falta pouco para o filme ficar pronto, ainda não temos uma data de lançamento, mas com certeza será antes de 20 de setembro do ano que vem! Um baita quebra costela e bom feriado gaudério!

Um comentário:

LUIS ANTONIO BARCELOS disse...

Muito bom esses personagens caricaturados do HOTEL FARRAPOS!
Agradeço muito a minha participação! Abraço Lee!