segunda-feira, 16 de julho de 2012

O ano X da Cartunaria


X é um fast-food gaúcho e também significa 10 em números romanos. A combinação desses dois tipos de “X” e a produtora de animação Cartunaria Desenhos acontecerá no próximo sábado, dia 21/07, quando vai ao ar o curta-metragem X-Coração, depois do Jornal do Almoço na RBS TV, ao mesmo tempo em que a Cartunaria completa 10 anos. O filme será exibido nas Férias Animadas do programa Curtas Gaúchos e pela primeira vez em versão Full HD.

Em 2002 Lisandro Santos precisava de um sócio no seu novo estúdio e passava por um turbulento período astrológico que anos mais tarde serviria de inspiração para um de seus curtas. Guto Bozzetti havia recém saído da antológica banda Video Hits para se dedicar ao desenho e precisava de grana para o seu casamento. Os dois então juntaram forças e dessa parceria surgiu uma das mais expressivas produções de desenhos animados autorais do Brasil. Ao longo dessa década foram produzidos nove curtas, alguns micro-metragens e videoclipes, diversas animações para todo tipo de mídia e dezenas de trabalhos publicitários.

Atualmente estão em produção mais dois curtas-metragens e o filme “O Guitarrista no Telhado” disputa uma indicação para concorrer ao Oscar no Festival Animamundi, que acontece neste mês de julho no Rio e em São Paulo.

Entre todas as criações da dupla Lisandro e Guto, o curta X-Coração ocupa lugar de destaque. Produzido para o projeto Histórias Curtas da RBS em 2007 e ganhador do Prêmio de Melhor Episódio daquele ano, o filme participou de vários festivais, ganhou muitos prêmios por aí e também virou uma micro-série do canal Nickelodeon. Então neste sábado aproveite para ver ou rever o X-Coração e comemore com a gente o ano X da Cartunaria!

Nenhum comentário: