quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MT

Faz algum tempo que postamos imagens sobre um misterioso curta-metragem que estávamos animando, mas não demos maiores detalhes a pedido dos diretores, mesmo achando que os desenhos entregariam logo de cara de quem era o filme! Pois bem, fim do mistério: o curta se chama Media Training e foi dirigido pelo Eloar Guazzelli Filho e Rodrigo Silveira, baseado em uma HQ do próprio Guazzelli, artista gráfico que fez sua estréia como diretor depois de mais de 20 anos fazendo cenários e direção de arte dos filmes dos outros! Tamanha experiência deu confiança pra que tocassem a produção de forma independente, eles resolveram não esperar por nenhum tipo de financiamento ou patrocínio e investiram grana do bolso pra fazer o filme, então nos convidaram no final do ano passado pra participar do projeto e topamos a parceria, já que além de amigos do Alemão (alcunha do Guazzelli), também somos fãs do trabalho do cara. O curta foi recém finalizado e já está participando de importantes festivais de cinema como o de Brasília e de Belo Horizonte.

Nossa parte no trabalho foi animar os desenhos do Guazzelli e montar o filme todo, seguindo as orientações dos diretores, eles em São Paulo e nós aqui em Porto Alegre. Como se tratava de uma produção enxuta, optamos pela técnica de animação econômica, quase um “animatic animado”, deixando o filme com a cara da HQ original e mantendo a “crueza” da história, que faz uma crítica sarcástica ao belicismo da humanidade e a hipocrisia das nações em guerra, mais precisamente a atuação dos EUA no oriente médio, o que justifica as locuções dos personagens terem sido gravadas em inglês.

Esse é a terceira e felizmente bem sucedida experiência nossa de animar um curta-metragem de outros diretores que não sejam eu (Lisandro) ou o Guto, o primeiro foi o Leonel Pé-de-Vento do Jair Giacomini em 2006, depois O Segredo de Nina do Lancast Mota em 2010 e agora o Media Training, que, aliás, ficou bem bacana, prova disso é o reconhecimento por parte dos festivais que já selecionaram o filme em meio a uma produção cada vez mais qualificada de animações nacionais!


SINOPSE
Um aspirador de pó, grande lançamento mundial de uma multinacional, é usado em uma sessão de tortura em Abu Grahib e a foto do torturado cai na internet. A diretora de comunicação deve, no dia de natal, reverter a situação.

CRÉDITOS
Produção executiva: Rodrigo Silveira
Roteiro: Rodrigo Silveira
Fotografia: Eloar Guazzelli
Montagem: Eloar Guazzelli
Som: Nick Graham-Smith
Direção de arte: Eloar Guazzelli
Cenografia: Eloar Guazzelli
Figurino: Eloar Guazzelli
Animação: Cartunaria Desenhos
Trilha sonora: Nick Graham-Smith
Música original: Nick Graham-Smith

Nenhum comentário: