quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

1/1/11

É comum reclamar do ano que termina, mas pra gente 2010 até que foi bem produtivo, afinal trabalhamos bastante e fizemos mais um curta-metragem, que inclusive já ganhou vida própria e foi parar na internet sem que a gente saiba até agora quem colocou no youtube! Mas tudo bem, a gente quer mais que o filme circule mesmo e seja visto pelo maior número possível de pessoas, o único porém é que alguns festivais ainda insistem em exigir ineditismo em TV e internet, regra que consideramos no mínimo ultrapassada e que "pune" curtas que ganham alguma visibilidade. Então quem quiser assistir "A Fábula da Corrupção" da forma mais democrática que existe é só clicar no link ali do lado onde também estão nossos outros curtas. Esperamos que além dos 8 minutos de entretenimento essa animação contribua pro debate sobre as causas e as formas de combater a corrupção, tema sempre atual mesmo não tendo eleições em 2011.

Outra coisa bacana que aconteceu foi que o clipe "O Mar pra Mim" levou o 2º lugar no prêmio ABCA de melhor animação entre os participantes da Conexão Vivo Animações, projeto que esperamos que continue firme e forte no próximo ano e que ajustes sejam feitos a partir do que não deu muito certo nessa edição, consolidando cada vez mais essa forma criativa de divulgar o trabalho de bandas e animadores. O clipe também tá no youtube e o link tá ali do lado junto com a Fábula.

Nesse último ano também fizemos várias trabalhos comerciais e entre eles dois que se destacam: um foi o comercial do Ben 10/Renner que produzimos pra Cápsula (imagem acima), com direção do Carlos Kulpa e animação 2D nossa, e o outro foram vinhetas animadas pra série “Mulher de Fases” que a Casa de Cinema de Porto Alegre produziu pro canal HBO (imagem abaixo).

Pra completar essa retrospectiva que marca um final de década resolvi postar um portfólio meu (Lisandro) dos anos 90 que achei enquanto fazia uma faxina nos computadores. É uma compilação dos meus trabalhos antes da Cartunaria e que estavam originalmente em VHS, ou seja, são raridades do século passado, rsrsrs.



Como já é tradição nossa estaremos por aqui durante o verão, começando novos projetos e trabalhando naquele ritmo que o calor permite. Desejamos um ótimo 2011 pra vocês e que esse seja o ano 1 de muitas mudanças pra melhor em todos os aspectos! Valeu e até ano que vem!

sábado, 11 de dezembro de 2010

O ciclo de Saturno

O Retorno de Saturno está fechando seu ciclo! Após percorrer o circuito de Festivais e Mostras o curta está encerrando sua carreira nesse tipo de evento cinematográfico! O último deles que eu (Lisandro) tive a oportunidade de estar presente foi o Festival Manuel Padeiro que aconteceu em Pelotas-RS, entre os dias 1 e 4 de dezembro. Esse ano foi a segunda edição do Festival e ele cresceu bastante em comparação ao ano passado, exibindo 25 trabalhos nas categorias ficção, animação, documentário, videoclipe e universitário.

A exibição foi gratuita e ao ar livre, num lugar muito legal chamado Parque Museu da Baronesa, com grande presença de público e a sorte de não ser atrapalhada pela chuva.

Além disso, também rolou uma mostra paralela e debates com os representantes dos filmes (que aparecem nas fotos aí de cima), entre eles vários colegas da animação que tive a chance de reencontrar ou conhecer pessoalmente como o Marão, Tiago Mal, Carla Schneider (comigo na foto abaixo, mandando ver num X-Coração) e Ítalo Cajueiro (de branco na foto acima). Aliás, vale destacar a excelente safra de animações nacionais, só o fato de ser selecionado entre tantos craques já é um grande feito pra qualquer animador.

Foi com certeza um dos Festivais mais bacanas que participei, tanto pela qualidade da mostra quanto pela turma que se reuniu por lá. Então quero mandar um grande abraço pros novos e velhos amigos que encontrei em Pelotas, pros alunos e professores do IAD/UFPEL que me receberam super bem mais uma vez (já que estivemos por aquelas bandas uma semana antes do evento, como falamos no post anterior) e pro pessoal da Gaia que organizou a parada toda, principalmente Lanza e Duda que conseguiram achar meu celular, rsrsrs!! Valeu e espero ir de novo ano que vem!!

Currículo “O Retorno de Saturno”:

Prêmios:

Melhor Desenho de Som – Prêmio Histórias Curtas RBS TV 2009 – RS
Melhor Roteiro Júri Profissional Categoria Adulto e Melhor Filme Júri Popular Categoria Adulto - Festival Locomotiva 2010 – RS

2º Lugar Categoria Animação – 1º Festival de Cinema de Paraíso 2010 – TO

Festivais e Mostras:

Mostra Histórias Curtas – 11º Porto Verão Alegre 2009 – RS

1ª CineIpoema – Mostra de Cinema de Ipoema 2010 – MG

II Festival de Curtametragem de Itapetinga 2010 – BA

Festival de Jericoacoara – Cinema Digital 2010 – CE

9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2010 – SC

XIII Fenart – Festival Nacional de Arte 2010 – PB

AnimaMundi – Festival Internacional de Animação do Brasil 2010 – RJ e SP

FAM – 14º Florianópolis Audiovisual MERCOSUL 2010 – SC

Festival Locomotiva – Festival Nacional de Animação 2010 – RS

CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema 2010 – SP

MOSCA 6 – Mostra Audiovisual de Cambuquira 2010 – MG

1ª Mostra de Curtas de Paranavaí 2010 – PR

4º Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano 2010 – PB

III Curta Taquary 2010 – PE

Dia Internacional da Animação – Mostra Adulta para Portadores de Deficiência Visual e Portadores de Deficiência Auditiva 2010

IV FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO DE SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS 2010 – SP

ENTRETODOS 3 – Festival de Curtas de Direitos Humanos 2010 – SP

XXXVII JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA 2010 – BA

4º Festival de Cinema na Floresta 2010 – MT

8º MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação 2010 – MG
1º Festival de Cinema de Paraíso 2010 – TO

Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada 2010 – CE

7º Mostra Cinema Popular Brasileiro – RJ

I Noite Contemporânea CINE FEST Panorama Alternativo 2010 – RJ

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2010 – MT

8ª Edição do FESTCINEAMAZÔNIA – Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental 2010 – AM

1o Cine Riba – Festival de Cinema de Rio Bonito 2010 – RJ

6º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2010 – PB

1º Festival de Cinema de Petrópolis – Mostra Infantil Paralela 2010 – RJ

4º Mostra de Animação A Caverna 2010 – SC

7º CineFest Votorantim 2010 – SP

2º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação 2010 – RS

Sarau Cultural Auxiliadora – Instituto NT 2010 – RS
Miragem 2010 – Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema – TO

Anim!Arte 2010 – IX Festival Brasileiro Estudantil de Animação – Mostra Paralela – SP e RJ

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Debate na UFPel

Participamos no último dia 25/11 de um debate bem bacana com os alunos do curso de Cinema e Animação da UFPel em Pelotas, dentro da programação do CIANIMA 2010, a semana acadêmica da galera de lá. A organização do evento e o convite foram feitos pelos próprios alunos, com o auxílio da professora Carla Schneider. Preparamos um material sobre "Planejamento em Animação", que virou o título de um powerpoint extenso sobre o qual teorizamos como funciona a nossa organização na hora de fazer um filme de animação.


José Maia, Lisandro Santos, Guto Bozzetti, Elton Bandeira, André Macedo e Carla Schneider

Cada convidado falou do seu método próprio e depois abrimos pras perguntas dos alunos, que foram várias. Estavam lá, além de nós, o José Maia, o André Macedo, o Elton Bandeira e a própria Carla fazendo a mediação de tudo. Muito bacana esse tipo de encontro porque possibilita trocar experiências, encontar velhos amigos e fazer novas amizades.

Por fim, mas não menos importante, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente o Gérson Rios Leme, que trabalhou com a gente fazendo o som do curta "Leonel Pé-De-Vento" em 2006. Na época ele morava em Santa Maria e a gente em Porto Alegre então todo o trabalho se deu via e-mail e msn. Bom, ele tava lá participando da semana acadêmica ministrando workshops e deu uma passada pra conhecer a gente. Grande abraço ao Gérson e a todos que encontramos lá. Esperamos voltar em breve.
_
Gérson, Guto e Lisandro