sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ANIMA TV

De 25 a 30 de janeiro a TV Brasil exibe 17 pilotos de série produzidos durante o segundo semestre do ano passado e que fazem parte do Anima TV, iniciativa conjunta do Minc, TV Brasil e TV Cultura pra desenvolver o mercado de séries brasileiras de animação. Entre esses pilotos estão três projetos gaúchos: “A Princesa do Coração Gelado”, da Zuleika Escobar (projeto que quase embarcamos), “Bolota & Chumbrega”, do Frederico Pinto (com nossa amiga Carla Pilla na equipe), e “Scracth”, do Frederico Luz (da turma da Cápsula). Esse último (imagens acima) é uma serie sobre três baratas detetives que moram no porta-luvas de uma viatura e desvendam crimes bizarros. Nós participamos dessa produção fazendo o storyboard (esses desenhos aí em baixo), uma etapa do trabalho que serve pra definir os enquadramentos das cenas e de referencia pra animação dos personagens feitos em 3D.

Também animamos um trecho em 2D (imagem abaixo), onde uma “barata oriental” explica um plano mirabolante de assassinato envolvendo baratas-ninjas e um gordo cozinheiro chinês.

Outra animação que merece destaque é o “Tromba Trem”, do nosso camarada Zé Brandão e o pessoal do Copa Studio (www.copastudio.com) do Rio de Janeiro. Dois desses 17 projetos serão escolhidos pelo publico e receberão financiamento pra produção de uma temporada com mais 12 episódios, então desejamos boa sorte pra essa galera. Mais sobre o Anima TV no site: http://blogs.cultura.gov.br/animatv/

sábado, 16 de janeiro de 2010

NASCEU NINA!

Mais um curtinha pro currículo da Cartunaria, hehehe! Em meados de 2009 o Lancast nos delegou a missão de finalizar o curta "O Segredo de Nina" e nós topamos a empreitada, com o desafio de adaptar nosso método de trabalho ao Flash, já que até então a maioria das nossas animações eram editadas no programa After Effects. Nosso trabalho foi basicamente fazer arte-final, animação digital e edição, a partir dos desenhos do Lancast feitos no papel, misturando o 2D tradicional com a técnica de "cutout". Abaixo estão algumas imagens do filme e um teaser curtinho pra dar uma idéia de como ficou a animação

_





video

_
O SEGREDO DE NINA
Ficha Técnica:

Roteiro e Direção

LANCAST MOTA

Produção

DENISE EHLERS

Vozes

JOÃO FRANÇA

MÁRCIA CASPARY

LUIZA CASPARY

ROSI GRÉCIS

CARLOS BADIA

ADRIANE AZEVEDO

Animação

LANCAST MOTA

LISANDRO SANTOS

Cenários

ELOAR GUAZZELLI

Arte Final

GUTO BOZZETTI

Montagem Flash

LISANDRO SANTOS

Música

CARLOS BADIA

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Porto Verão Animado

Opa, dois posts na mesma semana! Janeiro tá mais movimentado do que de costume, hehehe. Seguinte, quem só assistiu O Retorno de Saturno na internet agora pode conferir o curta em tela grande nos dias 28/01 e 14/02, dentro da programação do Porto Verão Alegre. O Núcleo de Especiais da RBS TV promove sessões gratuitas do Histórias Curtas e Minimetragem 2009, todas as quintas as 20 horas, no Instituto NT (essa casa bacana na foto), que fica na Rua Marques do Pombal, 1111.
_
Confira a programação completa:
_
14 de Janeiro - 20h
"A Jaqueta do Elvis", de André Constantin
"À Moda Antiga", de Bruno Carvalho
"Um Breve Assalto", de Zeca Brito
_
21 de Janeiro - 20h

“Caderno Vermelho”, de Maria Clara Bastos
“Luz e Sombra no Paralelo 30”, de Rene Goya Filho
“O Boxeador”, de Leonardo Wittmann


28 de Janeiro - 20h

“O Retorno de Saturno”, de Lisandro Santos

“Sem Sinal”, de Vicente Moreno

MiniMetragens – oito vídeos de 1 minuto


4 de Fevereiro - 20h

“A Jaqueta de Elvis”, de André Costantin

“Caderno Vermelho”, de Maria Clara Bastos

“Um breve assalto, de Zeca Brito

11 de Fevereiro - 20h

“O Retorno de Saturno”, de Lisandro Santos

“Sem Sinal”, de Vicente Moreno

“Luz e Sombra no Paralelo 30”, de Rene Goya Filho

domingo, 10 de janeiro de 2010

antes de 2012

Passado o recesso de final de ano já estamos de volta à labuta, preparando novos projetos e terminando mais um curta-metragem, O Segredo de Nina, dirigido pelo Lancast Mota. Aí em baixo estão alguns cenários do mestre Alemão Guazzelli pra vocês sentirem o clima do filme. É isso aí, 2010 já começou bem, então aproveitamos pra desejar um ano realmente 10 pra todo mundo!! Grande abraço!
_