quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Fábula da Corrupção e outras histórias

No finalzinho de agosto terminamos o sexto curta-metragem da Cartunaria, desde 2005 produzimos um curta por ano e esse era um objetivo nosso: ter a produção de trabalhos autorais como carro-chefe do estúdio. Só que dessa vez batemos nosso próprio recorde que era fazer um curta em quatro meses, agora fizemos um curta e um videoclipe em pouco mais de três meses, sem estourar prazos e sem deixar de fazer trabalhos comerciais nesse meio tempo. Quem trabalha com audiovisual, em especial com animação, sabe o quanto é complexo realizar uma empreitada dessas.
_
A Fábula da Corrupção é um curta de 8 minutos que nasceu de um edital lançado pela Controladoria Geral da União e UNODC, que tinha como tema a luta contra a corrupção, um assunto difícil de ser abordado, principalmente tentando atingir um publico abrangente e sem restrição de faixa etária. Acontece que criar um roteiro a partir de uma temática pré-definida pode ser um grande estímulo ou causar um completo bloqueio criativo. Ainda bem que a inspiração veio na hora certa.

Usando a estrutura de uma fabula de fundo moral onde os animais servem de metáfora pras atitudes humanas, a história conta através de uma narrativa rimada e simples como a corrupção pode se originar de pequenas atitudes e tomar grandes proporções, prejudicando não só instituições públicas ou privadas, como também a própria vida dos corruptos e corruptores. O mais legal desse trabalho foi bolar uma animação voltada pras crianças, já que meus curtas (eu, Lisandro) sempre foram mais focados pro publico adulto.

SINOPSE
Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

EQUIPE

Direção, Roteiro e Direção de Arte

Lisandro Santos

Animação e Edição

Guto Bozzetti

Cenários

Maumau

Locução

Carlos Cunha

Desenho de Som e Trilha Original

Fabrício Licks

Produção Executiva

Paola Rodrigues

Assistência de Produção

Gisa Aquino


O videoclipe O Mar pra Mim também se originou de um concurso, só que dessa vez não havia um tema pra ser seguido e sim uma letra de música. O projeto Conexão Vivo selecionou animadores de todo Brasil pra produzirem clipes de bandas mineiras e nós fomos escolhidos pra fazer a animação pra Black Sonora. Tivemos muita sorte porque o som deles é bem legal e a gente não cansava de ouvir a música, mesmo tendo que escutar um milhão de vezes durante o trabalho. Optamos por fazer uma animação bastante simples por causa do prazo apertado, só que diferentemente do que aconteceu com “A Fabula...”, a idéia pro projeto não veio tão facilmente, foi preciso quebrar um pouco a cabeça e amassar muitas folhas de papel antes de finalizar o storyboard, mas felizmente pude contar com a ajuda inspiradora da minha esposa Gisa e seus palpites certeiros.

Esse clipe fará parte do DVD Conexão Vivo Animações 2010 e terá pré-lançamento no Múmia, Mostra de Animação em Belo Horizonte, nos dias 09 de setembro (em Betim, das 20 às 22 horas – Auditório da Prefeitura Municipal de Betim - Rua Pará de Minas, 640 – Brasileira) e 10 de setembro (às17h e às18h30 - Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes). Também vamos participar do Múmia com o curta “O Retorno de Saturno”, então fica aqui o convite pra quem estiver pelas redondezas conferir essa mostra: http://mostramumia.blogspot.com/

4 comentários:

Wagner Passos disse...

Cartunaria é do CARAMBA
Parabéns a equipe e todos os envolvidos... voces mostram muita força, muita coragem, e principalmente, competencia e qualidade.
Nao é porque sou amigo de voces que to falando isso, não é babação gratuita, a Cartunaria tem seus méritos e quem acompanha o trabalho desses cabras tem o gostinho de vibrar junto.
Sucesso ai gurizada! Parabéns... continuem assim *** (tres estrelinha, q nem no colégio)

Familia Muito LoKa disse...

adoro as animações da cartunaria =D tenho 11 anos e faço pequenas animações em flash! Tenho um blog tambem acesse familiamuitoloka.blogspot.com para saber mais sobre uma série q eu estou fazendo! Gostaria mto de um comentario de voces la no meu blog! Se quiserem saber o que eu (um garoto de 11 anos sozinho) faço, visite meu canal do youtube youtube.com/thefamiliamuitoloka

acredite: tenho 11 anos e faço animações do mesmo nivel q vcs!!!

Gabriel Renner disse...

cara, tou louco pra ver a fabula da corrupção. sou fã dessa safra de animações que vcs vêm fazendo!

Gabriel Renner disse...

cara, tou louco pra ver a fabula da corrupção. sou fã dessa safra de animações que vcs vêm fazendo!