fotos tiradas pela Tatiana Tesch. Valeu Tati!!
O Guto e eu (acima) recebemos o prêmio em nome do Fabrício (abaixo), que não pode ir à cerimônia, mas nos encontramos depois pra comemorar comendo um X-Coração. 
fotos tiradas pela Tatiana Tesch. Valeu Tati!!
O Guto e eu (acima) recebemos o prêmio em nome do Fabrício (abaixo), que não pode ir à cerimônia, mas nos encontramos depois pra comemorar comendo um X-Coração. 
Falando sobre conteúdo infantil, com mediação do César Cabral
Aproveitei ainda essa mesma estadia na cidade maravilhosa pra visitar o Copa Studio, um estúdio de animação dos brothers Zé e Soldado. Tive a oportunidade de assistir alguns minutos do projeto deles pro AnimaTV, o "Tromba Trem" e saí de lá com uma ponta de inveja, hehe...
Visita ao Copa Studio
Salão principal do TAC, onde o café da manhã já servia pra networking
Reunião com Jacques Bensimon em um dos muitos cantos do Chateau Laurier (TAC)
O itinerário da viagem ainda contou com uma visita ao National Film Board, que nas palavras do Jacques Bensimon é um "paraíso para animadores", onde tivemos a oportunidade de assistir a uma projeção de filmes 3-D, tecnologia que o NFB pesquisa há anos e que, devo dizer, me impressionou mais que alguns filmes que vi no Cinemark.
NFB! (é como um torcedor de futebol inglês tirando foto no maracanã)

Sessão 3D vip pra nossa comitiva

A qualidade da foto tá ruim, mas não podia faltar
Sede do NFB no centro de Montreal onde funciona a loja deles e o Cinirobotheque
Passa a régua! Sérgio Martinelli, Eu (Guto), Jonas Brandão, Zé Brandão, Juliano Teixeira e amigos tomando a saideira no Highlander Pub de OttawaEm outubro o pessoal da RBS TV pediu pra gente criar uma personagem em desenho animado da repórter Shirlei Paravisi pra uma matéria sobre o Dia Internacional da Animação que foi exibida no Jornal do Almoço, e como ela estava grávida, a bonequinha tinha que estar também. Eles curtiram tanto o desenho que acabaram usando ele na série de reportagens “E Agora, Mamãe?”, projeto sobre as descobertas da maternidade desenvolvido pela própria Shirlei. Além das matérias que vão ao ar no JA, a personagem aparece no blog http://wp.clicrbs.com.br/eagoramamae/ , onde a Shirlei compartilha suas experiências com as mamães de primeira viagem!!
Mais um pra galeria dos “projetos que não foram pra frente”!! Como hoje é sexta-feira 13, lembrei desse projeto que tava guardado no porão da Cartunaria com uma grossa camada de poeira por cima, a idéia era fazer uma animação onde os monstros clássicos dos filmes de terror, principalmente dos anos 80, apareciam em versão mirim, uma homenagem aos filmes trash e uma tiração de sarro daqueles desenhos que transformam em crianças personagens consagrado (Muppet Babies, Flinstones nos Anos Dourados, etc). Os personagens principais, obviamente, eram Jason e Fred Kruger, colegas de escola que faziam parte da famosa turma do fundão. Tinha também um morto-vivo adolescente, conhecido como menino-caveira, com vermes no lugar das espinhas e que comia cérebros na merenda, todos eles repetentes da “Sexta-série
A idéia desse curta surgiu há muitos anos, mas no início a história era só uma sucessão de desastres na vida de um cara azarado, sem muita explicação. Só quando fiquei sabendo da existencia do transito astrológico do título que caiu a ficha de que aquele personagem devia estar passando pelo Retorno de Saturno. Nesse meio tempo o roteiro foi mudando e ficando bem diferente do original, inclusive passando por versões em longa-metragem e live action. O estilo da arte também mudou bastante, essas ilustrações são esboços desse período de mutação. O desenho aí em cima é meu (Lisandro), tentando dar uma cara pros personagens, os outros são do Gabriel Renner, um desenhista fodão que a gente chamou pra fazer direção de arte depois de assistir o “Paradoxo da Espera do Ônibus”, um curta com quase nada de animação, mas muito bem sacado: http://www.youtube.com/watch?v=Ibow_K7fqF0


Rascunhei algumas cenas e pedi pro Gabriel redesenhar no estilo dele, e ele fez esses layouts bacanas pra gente inscrever o projeto num dos vários editais que participamos e não fomos selecionados. Antes de inscrever no Histórias Curtas, que difere de outros editais por já estipular a data de entrega do trabalho, achamos que essa arte era difícil de ser seguida num prazo de produção tão apertado, então a solução foi não arriscar e seguir o estilo que já tinha funcionado no X-Coração. O resultado final do Retorno de Saturno, como vocês podem perceber, acabou ficando bem diferente dessa proposta inicial, mas pelo menos fica aí o crédito e o agradecimento ao Gabriel pela parceria. Segue o link pro blog do magrão: http://www.estudiopinel.com/
28 de outubro é o Dia Internacional da Animação, data comemorada com uma mostra de curtas exibida simultaneamente em diversas cidades do Brasil, mais de 400 em 2009. É um evento anual que acontece também em vários países e esse ano participamos com o curta “A Princesa e o Violinista”. Nas ultimas 4 edições tivemos trabalhos selecionados pra programação nacional e mostras paralelas, o que nos rendeu um premiozinho surpresa na mostra de Porto Alegre, concedido pela ABCA-RS, representação regional da associação dos animadores.
A responsável pela organização do DIA em todo país é a gaúcha Lu Druzina, que esse ano tava participando da mostra no Rio, mas deixou a equipe por aqui cuidando do evento
Evento com entrada franca e boca livre pro pessoal da animação, coisa fina!
Dia 25/10 no Santander Cultural, dentro da programação do DIA, rolou uma palestra sobre desenvolvimento de projetos de animação, com foco no concurso Histórias Curtas da RBS TV, onde eu, o Guto e o Gilberto Perin, diretor do Núcleo de Especiais da RBS, falamos da nossa experiência de produzir curtas em animação por três anos seguidos pra esse programa. Quem mediou o encontro foi o diretor de animação Frederico Pinto (com o microfone).


No mesmo dia teve também uma mostra de animações históricas produzidas aqui no RS e um bate-papo com os diretores de alguns dos curtas exibidos. Além de mim, estavam lá o Lancast Mota (na outra ponta) e o José Maia, a mediação mais uma vez foi do Fred. O Guto saiu mais cedo pra assistir o segundo tempo do Grenal, rsrsrs. Pra saber mais sobre o Dia Internacional da Animação acessem o site: http://www.abca.org.br/dia/
No próximo sábado dia 17/10, depois do Jornal do Almoço, vai ao ar pela RBS TV “O Retorno de Saturno”, novo curta-metragem da Cartunaria Desenhos produzido pro projeto Histórias Curtas. Na sexta, dia 16/10, será exibida no Jornal do Almoço uma matéria gravada aqui no estúdio pra quem quiser conferir um pouco dos bastidores dessa produção. O curta será reprisado pela TVCOM e nacionalmente pelo Canal Brasil nas seguintes datas:
Ainda durante a produção do Retorno de Saturno começamos a trabalhar no curta-metragem "O Segredo de Nina", do Lancast Mota. Nossa parte nessa produção é animar e editar o filme no Flash a partir da animação em papel do Lancast e dos cenários feitos pelo Eloar Guazelli, uma dupla de craques que trabalham juntos desde o clássico "O Reino Azul" de 1989. Nossa parceria com o Lancast também vem de muitos anos e temos uma visão muito parecida com a dele em relação ao tipo de produção e de estilização de um desenho animado. Esses layouts aí em cima são do próprio Lancast, que tem uma influencia muito forte de estúdios como UPA e Hanna & Barbera e de desenhistas brasileiros como J. Carlos e Canini. A previsão é de terminar o curta antes do final do ano e na sequencia vamos postando mais material, mas sem entregar o segredo da garotinha, claro.
Estes são alguns frames em primeira mão do Retorno de Saturno. Estamos na reta final da produção desse tele-curta que vai ao ar em outubro, então queremos agradecer ao Perin, Alice e toda turma do Núcleo de Especiais pelo apoio e total confiança no nosso trabalho, foi muito bacana participar desse projeto mais uma vez. Esperamos continuar vendo animações gaúchas nas próximas edições do Histórias Curtas e torcemos pra que essa iniciativa pioneira da RBS seja imitada por outras emissoras do país, pra que tenhamos cada vez mais desenhos nacionais na programação das TVs abertas ou por assinatura.
A Princesa e o Violinista foi produzido diretamente pra TV, mas tivemos a oportunidade de passar o filme pra 35mm graças ao apoio do CTAv (Centro Técnico Audiovisual) que através de um concurso selecionou nosso curta pra ganhar o serviço de Transfer, que é justamente a transferência da animação do digital pra película, um processo caríssimo que nos foi oferecido sem custo. Acontece que pra ter a cópia final em 35mm ainda tivemos despesas com negativo, som e serviços de laboratório (que também não são baratos) e nessa etapa nosso amigo Sergio Martinelli entrou como co-produtor e bancou a parada toda.
Ainda no primeiro semestre desse ano fizemos uma sessão fechada na sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana pra equipe, familiares e amigos. O Transfer ficou perfeito e o FILME ficou bem legal com projeção em 35mm. Um agradecimento especial ao animador Marão, que fez o grande favor de acompanhar todo o processo pra gente, já que estávamos aqui em Porto Alegre e o Transfer foi feito no Rio.
Além de ganhar os prêmios de Melhor Atriz, Desenho de Som e Direção de Arte na Cerimônia de Premiação do Histórias Curtas no final do ano passado, o curta segue participando de diversos Festivais e levando prêmios em alguns deles:
FESTIVAIS:
17º ANIMAMUNDI (Mostra Competitiva), 2009;
6º FESTIVAL DE CINEMA DE MARINGÁ, 2009;
8ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS, 2009;
5ª MOSTRA AUDIUVISUAL DE CAMBUQUEIRA – MOSCA 5, 2009;
3º CURTA CABO FRIO, 2009;
3º FESTIVAL DE CINEMA NA FLORESTA, 2009;
5º FESTIVAL LATINO AMERICANO DE CURTA METRAGEM DE CANOA QUEBRADA, 2009;
3º FESTIVAL DE CINEMA COM FARINHA, 2009;
7º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL – FICI, 2009; (Participação do Guto Bozzetti no Fórum “Pensar a Infância” – Produção Independente e Formas Alternativas de Distribuição de Conteúdo - 03/09 - 14:00hs)
PRÊMIOS:
4º FESTIVAL NACIONAL DE ANIMAÇÃO LOCOMOTIVA, 2009 - Prêmio Melhor Roteiro
CURTA TAQUARY, 2009 - Prêmio Melhor Direção de Arte
Convidamos também músicos de verdade pra interpretarem os personagens da nossa banda virtual, Rafael Malenotti da Acústicos & Valvulados fez a voz do protagonista Alex e Duda Calvin da Tequila Baby encarnou o Babu, um roadie-punk invocado. Além deles o Diego Medina voltou a interpretar o Sidnei, colega de lanchonete do Alex que agora foi promovido a baterista, e o cenarista Jack Kaminski mais uma vez fez a voz do Zé, que no curta era o cara do vale-transporte e na série virou o baixista do power-trio.
Quem viabilizou essa história toda foi o produtor Sergio Martinelli da Martinelli Films, nosso parceiro nesse projeto e que fez a ponte com o Jimmy Leroy, diretor de criação da Nickelodeon América Latina. O próximo passo agora é transformar essa idéia em uma série maior e através de parcerias produzir uma primeira temporada. Aproveitamos pra agradecer todos que se envolveram com o projeto ou nos ajudaram de alguma maneira, em especial ao animador Anderson Sudário.



Nessa semana o pessoal do Jornal do Almoço veio aqui na Cartunaria gravar um making of do Retorno de Saturno. Essa matéria vai ao ar na sexta-feira anterior ao sábado que passa o curta na RBS, só que como a ordem de exibição dos filmes ainda não foi definida, não sabemos a data certa, mas quando for divulgada a programação do Histórias Curtas é só ver quando vai passar o nosso curta e um dia antes lembrar de ligar a TV ao meio-dia. Barbada!! Pra quem não é do RS não adianta porque o programa é local.
Além da tradicional entrevista com o diretor (eu aí na foto), eles pediram pra fazer a matéria com toda a equipe do curta, inclusive os atores que fizeram as locuções, só que algumas etapas do trabalho são feitas fora do estúdio, como os cenários e o áudio, então convocamos todo mundo pra vir aqui na Cartunaria pra aparecer na TV! Nas fotos logo abaixo estão a atriz Deborah Finochiaro com a equipe do JA e o Fabrício, que aproveitou a visita pra trazer parte da trilha que ele tá compondo!


O cara que aparece aí de papo com a nossa produtora Paola Rodrigues é o ator e colecionador de bonecos Felipe Mônaco. Na parede atrás deles tá o storyboard do filme, na foto não dá pra ver, mas os quadrinhos riscados com um X são as cenas que já estão prontas. Marcar esses quadrinhos é a melhor parte do trabalho!
Esse aí do lado do Guto é o Azeitona, baita desenhista que veio dar uma mão na edição da animação, já que manja de After Effects também. Esses dois refletidos junto com o fotografo aí em baixo são o cenarista Maumau (E) e o locutor e também desenhista Luis Antonio (D).