sábado, 30 de novembro de 2013

Quase lá!



O "Hotel Farrapos" recebe a última demão de tinta antes da inauguração. Dois anos de trabalho e talvez os dois anos mais conturbados da Cartunaria Desenhos. Mudanças planejadas e outras não, algumas muito boas e outras nem tanto, mas sair do lugar é sempre positivo porque nos dá pelo menos um novo ponto de vista sobre as coisas. Por isso, nesse momento terminar um filme sobre deslocamento, identidade e revolução faz todo sentido.


De volta à mesa de luz!

Todas as animações passaram primeiro pelo tradicional desenho em papel.

A produção deste curta-metragem acabou demorando mais do que o previsto porque paralelamente animamos outros cinco curtas pra RBS TV, "A Última Reunião Dançante" (que foi exibido em 2012) e mais quatro episódios da série "Pereba F.C." (que vai ao ar no ano que vem). O que foi ótimo, porque estamos entrando no terreno de produções maiores sem perder a característica de fazer trabalhos autorais, mas acabamos nos deparando com o limite físico de ser uma pessoa só pra muitas tarefas, mesmo tendo uma equipe relativamente grande trabalhando com a gente. Felizmente, contamos com a compreensão de todos, inclusive do Fumproarte que financiou o projeto. Afinal, apesar de todos os avanços tecnológicos, fazer animação continua exigindo a mesma paciência e dedicação de sempre. Inclusive, optamos por usar a técnica de desenho animado "artesanal" em parte da produção.

 O diretor Lisandro Santos e o assistente de animação Alex Salvi.

 Piá entrevistando o diretor de arte Gabriel Renner pro programa Radar da TVE-RS.

Também fizemos uma extensa pesquisa de campo, fotografando todas as locações do filme. Esse trabalho serviu de base para a direção de arte, planejamento das cenas e criação dos cenários. Diferente da maioria dos nossos curtas, o Hotel Farrapos não foi produzido pra TV, então talvez demore um pouco pro grande público assistir ao filme, já que por enquanto pretendemos priorizar os festivais de cinema e muitos deles exigem ineditismo.

Foto de referência da Av. Farrapos.

Cenário finalizado do filme. O Hotel De Conto virou Hotel Farrapos.

Novos projetos nos esperam em 2014 e com certeza serão tão transformadores quanto este. Gratidão a todos que nos ajudaram e aos que não ajudaram também, porque tudo é aprendizado. Logo divulgaremos a data de lançamento do filme e estão todos convidados. Aguardem!