terça-feira, 21 de setembro de 2010

BAT@VITO

Uma produtora pra quem a gente trabalha com frequencia é a Cápsula Filmes, que surgiu mais ou menos na mesma época da Cartunaria e com quem a gente vem mantendo uma parceria bacana nesses anos todos, principalmente fazendo animações pra publicidade, mas eventualmente também participando de algum projeto paralelo deles, como o episódio piloto da série “Scracth” (que já falamos aqui no blog) produzido pro Anima TV.
_
Como além da amizade já temos uma longa experiência trabalhando juntos, muitas das animações são realizadas de forma rápida e simples, como exige o mercado publicitário, mas às vezes acontece do trabalho se tornar bem mais complexo do que de costume, o que demanda um tempo maior de planejamento tanto pra objetivar a produção como pra minimizar o máximo possível as inevitáveis refações ou contratempos que poderão surgir.
_

No final do ano passado quando a Cápsula nos chamou pra animar uma campanha criada pela Dez Propaganda, vimos logo de cara que teríamos um baita desafio pela frente. O cliente era a Batavo e a Dez havia criado uma banda virtual chamada Bat@vito, que além de aparecer em comerciais de TV, teria também um videoclipe 100% animado com mais ou menos 3 minutos de duração. Os personagens já estavam criados e o trabalho de pesquisa estava sendo desenvolvido há mais de dois anos, só que tanto o volume de trabalho quanto a expectativa da agencia eram grandes demais em proporção ao prazo que a gente tinha, além disso, pra passar todos os conceitos da campanha pra animação ainda faltavam algumas peças no quebra-cabeça. Por isso foi necessário estender a pré-produção por mais tempo antes de começar a produzir o clipe valendo e após várias reuniões de planejamento, storyboards, animatics e testes de arte, finalmente começamos a colocar em movimento Bat, @my e Vito, respectivamente o guitarrista, vocalista/baixista e baterista da banda.
_Mesmo assim nosso prazo de produção continuou curto, mas como isso já virou rotina pra gente conseguimos terminar o clipe em menos de dois meses. Depois teve um período de ajustes na animação e agora estamos produzindo os últimos comerciais, então a campanha ainda não foi pro ar, mas o clipe já tá na internet e a “música de trabalho” pode ser conferida nesse link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Ql2A55U04c0

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Fábula da Corrupção e outras histórias

No finalzinho de agosto terminamos o sexto curta-metragem da Cartunaria, desde 2005 produzimos um curta por ano e esse era um objetivo nosso: ter a produção de trabalhos autorais como carro-chefe do estúdio. Só que dessa vez batemos nosso próprio recorde que era fazer um curta em quatro meses, agora fizemos um curta e um videoclipe em pouco mais de três meses, sem estourar prazos e sem deixar de fazer trabalhos comerciais nesse meio tempo. Quem trabalha com audiovisual, em especial com animação, sabe o quanto é complexo realizar uma empreitada dessas.
_
A Fábula da Corrupção é um curta de 8 minutos que nasceu de um edital lançado pela Controladoria Geral da União e UNODC, que tinha como tema a luta contra a corrupção, um assunto difícil de ser abordado, principalmente tentando atingir um publico abrangente e sem restrição de faixa etária. Acontece que criar um roteiro a partir de uma temática pré-definida pode ser um grande estímulo ou causar um completo bloqueio criativo. Ainda bem que a inspiração veio na hora certa.

Usando a estrutura de uma fabula de fundo moral onde os animais servem de metáfora pras atitudes humanas, a história conta através de uma narrativa rimada e simples como a corrupção pode se originar de pequenas atitudes e tomar grandes proporções, prejudicando não só instituições públicas ou privadas, como também a própria vida dos corruptos e corruptores. O mais legal desse trabalho foi bolar uma animação voltada pras crianças, já que meus curtas (eu, Lisandro) sempre foram mais focados pro publico adulto.

SINOPSE
Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.

EQUIPE

Direção, Roteiro e Direção de Arte

Lisandro Santos

Animação e Edição

Guto Bozzetti

Cenários

Maumau

Locução

Carlos Cunha

Desenho de Som e Trilha Original

Fabrício Licks

Produção Executiva

Paola Rodrigues

Assistência de Produção

Gisa Aquino


O videoclipe O Mar pra Mim também se originou de um concurso, só que dessa vez não havia um tema pra ser seguido e sim uma letra de música. O projeto Conexão Vivo selecionou animadores de todo Brasil pra produzirem clipes de bandas mineiras e nós fomos escolhidos pra fazer a animação pra Black Sonora. Tivemos muita sorte porque o som deles é bem legal e a gente não cansava de ouvir a música, mesmo tendo que escutar um milhão de vezes durante o trabalho. Optamos por fazer uma animação bastante simples por causa do prazo apertado, só que diferentemente do que aconteceu com “A Fabula...”, a idéia pro projeto não veio tão facilmente, foi preciso quebrar um pouco a cabeça e amassar muitas folhas de papel antes de finalizar o storyboard, mas felizmente pude contar com a ajuda inspiradora da minha esposa Gisa e seus palpites certeiros.

Esse clipe fará parte do DVD Conexão Vivo Animações 2010 e terá pré-lançamento no Múmia, Mostra de Animação em Belo Horizonte, nos dias 09 de setembro (em Betim, das 20 às 22 horas – Auditório da Prefeitura Municipal de Betim - Rua Pará de Minas, 640 – Brasileira) e 10 de setembro (às17h e às18h30 - Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes). Também vamos participar do Múmia com o curta “O Retorno de Saturno”, então fica aqui o convite pra quem estiver pelas redondezas conferir essa mostra: http://mostramumia.blogspot.com/