quarta-feira, 28 de julho de 2010

Shopping Total

video

Um trabalho que a gente faz com frequência aqui na Cartunaria é terceirizar concepts, ilustras ou animação pra outras produtoras que trabalham com publicidade. Esse VT ai em cima é da campanha de dia dos pais do Shopping Total, produzido pelas nossas amigas da Dr.Smith pra agência Selling, com direção da Maria Alice Machado e áudio da DVmusica.

O nosso trabalho foi criar todas as ilustras que aparecem no comercial (fora as caixas, que são 3D). Trabalho rápido, bem brifado e bem dirigido = sem refação, coisa rara na publicidade. É por isso que gostamos de trabalhar com essas gurias!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CLIPES E CURTAS

Entre um trabalho comercial e outro, estamos concentrados na produção do curta-metragem "A Fabula da Corrupção" e do videoclipe da banda Black Sonora. As duas animações estão mais ou menos na metade do caminho pra ficarem prontas, mas algumas etapas do trabalho estão bem adiantadas.
_

O plano é terminar o curta até meados de agosto, boa parte dele está animado e quase todos os cenários (acima) já foram finalizados pelo Maumau, cenarista que também trabalhou com a gente no Retorno de Saturno. A trilha sonora mais uma vez ficou a cargo do nosso parceiro Fabrício Licks e quem gravou a voz do narrador da história foi o grande ator gaúcho Carlos Cunha (ambos aparecem nas fotos aí em baixo).

Quanto ao clipe a previsão é que fique pronto no final de agosto, a música se chama "O Mar pra Mim" e fala da inusitada transformação de Belo Horizonte em cidade litorânea. Na animação um menino passeia de bicicleta pelas ruas, enquanto seres marinhos surgem pelo caminho e ajudam o pequeno marujo a chegar ao seu destino, como dá pra ver nessas imagens aí em baixo. Ainda temos muito chão pela frente, mas na medida que a correria permitir vamos mantendo vocês informados!!
_

segunda-feira, 5 de julho de 2010

2006

Estamos correndo pra terminar o curta-metragem "A Fábula da Corrupção" até o início de agosto e ao mesmo tempo dando um jeito de acompanhar a Copa do Mundo. Isso fez a gente lembrar de 4 anos atrás quando também estávamos dando um gás pra finalizar o curta "Leonel Pé-de-Vento" a tempo de inscrever no Festival de Gramado e assistindo aos jogos numa TV 14 polegadas que levamos pro estúdio. Depois de trabalhar dia e noite, com um olho na TV e outro no computador, conseguimos concluir o filme no prazo e ele foi selecionado pra Mostra Gaúcha de Gramado, onde levou o troféu de Melhor Roteiro, o primeiro de vários prêmios que ganhou, como o de Melhor Filme Júri Oficial da Mostra Infanto-Juvevil no Festival Audiovisual Mercosul em Florianópolis, 3º Lugar Melhor Animação Brasileira no 15º Anima Mundi – etapa Rio de Janeiro e o Prêmio Unesco de Melhor Filme da América Latina e Caribe no 16º Divercine, Festival Internacional de Cine para Niños e Jóvenes em Montevidéu. Só o hexa que não veio, hehehe.
_
Num clima meio realista, meio mágico, o filme aborda diversos temas, como a passagem da infância para a adolescência, a dor e a solidão causadas pelo preconceito e a convivência com as diferenças. A história se passa em um lugarejo fictício, mas os cenários e a caracterização dos personagens foram inspirados em um lugar real, Vale Vêneto, pequeno povoado do município de São João do Polêsine, na Quarta Colônia Italiana, centro do Rio Grande do Sul. Os belíssimos cenários foram pintados a mão pelo diretor de arte Elias Monteiro, o que deu ao filme um ar um pouco retrô, mesmo usando o computador pra finalizar os desenhos. A maior parte da animação também foi feita em papel, na técnica 2D tradicional.

As imagens acima são cenas do curta e fotos de making of, o Guto numa reunião com o diretor Jair Giacomini, eu (Lisandro) colorindo os personagens no computador e um trecho do storyboard feito pelo Elias. Pra saber mais sobre o filme visite o site: http://www.leonelpedevento.com.br/