domingo, 20 de setembro de 2009

NO YOUTUBE: X-CORAÇÃO – A SÉRIE

Colocamos as vinhetas do “X-Coração – A Série” no youtube pra quem ainda não conseguiu assistir na Nick. Os links estão ali do lado junto com os curtas, confiram, comentem e passem a diante! Nessa foto aí em baixo aparece boa parte da equipe e nos vídeos vemos a Deborah Finocchiaro e o Rafael Malenotti gravando as suas locuções. Dá pra sentir um pouco da chalaça que rola nessa etapa do trabalho, mas com todo profissionalismo obviamente, rsrsrs.


video

video

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

NINA

Ainda durante a produção do Retorno de Saturno começamos a trabalhar no curta-metragem "O Segredo de Nina", do Lancast Mota. Nossa parte nessa produção é animar e editar o filme no Flash a partir da animação em papel do Lancast e dos cenários feitos pelo Eloar Guazelli, uma dupla de craques que trabalham juntos desde o clássico "O Reino Azul" de 1989. Nossa parceria com o Lancast também vem de muitos anos e temos uma visão muito parecida com a dele em relação ao tipo de produção e de estilização de um desenho animado. Esses layouts aí em cima são do próprio Lancast, que tem uma influencia muito forte de estúdios como UPA e Hanna & Barbera e de desenhistas brasileiros como J. Carlos e Canini. A previsão é de terminar o curta antes do final do ano e na sequencia vamos postando mais material, mas sem entregar o segredo da garotinha, claro.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SATURNO EM OUTUBRO



Estes são alguns frames em primeira mão do Retorno de Saturno. Estamos na reta final da produção desse tele-curta que vai ao ar em outubro, então queremos agradecer ao Perin, Alice e toda turma do Núcleo de Especiais pelo apoio e total confiança no nosso trabalho, foi muito bacana participar desse projeto mais uma vez. Esperamos continuar vendo animações gaúchas nas próximas edições do Histórias Curtas e torcemos pra que essa iniciativa pioneira da RBS seja imitada por outras emissoras do país, pra que tenhamos cada vez mais desenhos nacionais na programação das TVs abertas ou por assinatura.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PRINCESA NOS FESTIVAIS

Assim que terminamos um curta-metragem o caminho natural é inscrever ele nos festivais de cinema, que estão cada vez mais abertos às produções em formato digital, inclusive exibindo os filmes em DVD, mas um filme só é considerado “cinema” mesmo se for captado em película ou usar a película como suporte de exibição. No caso da animação todo o trabalho é digital porque é feito em computador e se quisermos ter um “filme” de verdade precisamos passar desse formato pra tal película, normalmente na bitola 35mm, que é a mais usada nas salas de cinema.

A Princesa e o Violinista foi produzido diretamente pra TV, mas tivemos a oportunidade de passar o filme pra 35mm graças ao apoio do CTAv (Centro Técnico Audiovisual) que através de um concurso selecionou nosso curta pra ganhar o serviço de Transfer, que é justamente a transferência da animação do digital pra película, um processo caríssimo que nos foi oferecido sem custo. Acontece que pra ter a cópia final em 35mm ainda tivemos despesas com negativo, som e serviços de laboratório (que também não são baratos) e nessa etapa nosso amigo Sergio Martinelli entrou como co-produtor e bancou a parada toda.

Ainda no primeiro semestre desse ano fizemos uma sessão fechada na sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana pra equipe, familiares e amigos. O Transfer ficou perfeito e o FILME ficou bem legal com projeção em 35mm. Um agradecimento especial ao animador Marão, que fez o grande favor de acompanhar todo o processo pra gente, já que estávamos aqui em Porto Alegre e o Transfer foi feito no Rio.

Além de ganhar os prêmios de Melhor Atriz, Desenho de Som e Direção de Arte na Cerimônia de Premiação do Histórias Curtas no final do ano passado, o curta segue participando de diversos Festivais e levando prêmios em alguns deles:

FESTIVAIS:

17º ANIMAMUNDI (Mostra Competitiva), 2009;

6º FESTIVAL DE CINEMA DE MARINGÁ, 2009;

8ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS, 2009;

5ª MOSTRA AUDIUVISUAL DE CAMBUQUEIRA – MOSCA 5, 2009;

3º CURTA CABO FRIO, 2009;

3º FESTIVAL DE CINEMA NA FLORESTA, 2009;

5º FESTIVAL LATINO AMERICANO DE CURTA METRAGEM DE CANOA QUEBRADA, 2009;

3º FESTIVAL DE CINEMA COM FARINHA, 2009;

7º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL – FICI, 2009; (Participação do Guto Bozzetti no Fórum “Pensar a Infância” – Produção Independente e Formas Alternativas de Distribuição de Conteúdo - 03/09 - 14:00hs)

PRÊMIOS:

4º FESTIVAL NACIONAL DE ANIMAÇÃO LOCOMOTIVA, 2009 - Prêmio Melhor Roteiro

CURTA TAQUARY, 2009 - Prêmio Melhor Direção de Arte

Acho que cabe aqui um pequeno protesto em relação ao Festival de Cinema de Gramado, que por uma regra que consideramos injustificável (principalmente em tempos de youtube) desclassificou a Princesa e o Violinista da Mostra Gaucha por ele não ser inédito na TV. O filme foi produzido e exibido dentro do projeto Histórias Curtas da RBS TV, que tem patrocinado anualmente a produção de 8 curtas que ficam de fora do Festival por causa dessa exigência. Gostaríamos de salientar que tínhamos conhecimento desta clausula do regulamento, mas quando fizemos a inscrição apostamos na sensibilidade do júri e no fato do filme ser inscrito em 35mm. Acreditamos que se o curta teve méritos pra ser selecionado, mesmo sem o ineditismo, os organizadores da Mostra Gaucha deveriam rever esse pré-requisito no próximo ano.