sábado, 30 de maio de 2009

EEEEEEEEE!!!!!

Acabamos de receber uma ótima notícia!! Nosso projeto "O Retorno de Saturno" foi selecionado pra fazer parte do "Histórias Curtas", que é aquele concurso anual de roteiros onde são escolhidos 8 curtas de ficção, animação e documentário, que são financiados e exibidos pela RBS TV. É a terceira vez que a gente participa, como vocês sabem os curtas “X-Coração” e “A Princesa e o Violinista” também foram produzidos dessa maneira e só nos deram alegria, por isso nesse momento estamos com um largo sorriso no rosto (sem os dentes da frente já que a Cartunaria recém fez 7 anos) por ter mais essa chance de mostrar nosso trabalho autoral!!

Esses são dois dos layouts que fizemos pra definir o estilo de desenho que vamos seguir, fora o roteiro e um trecho do storyboard, é o que temos do curta até agora, mas a produção começa valendo esse mês ainda.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fuzarka

Ano passado fizemos uma sequencia de trabalhos bem legais pra produtora Cápsula aqui de Porto Alegre. Um deles foi esse "Hora da Fuzarka" das Lojas Renner, com direção do Claudio Catota. Nossa parte foi fazer os desenhos de pré-produção, já que a idéia do comercial era colocar os atores em um ambiente com cara de desenho animado.




A partir desses concepts da cozinha, parte do cenário foi recriado em computação (geladeira, armários, prateleiras, etc), e outra parte teve que ser construída, como os objetos sobre a mesa, a própria mesa, as cadeiras e o chão quadriculado, tudo mantendo essa distorção de perspectiva bem característica dos cartoons clássicos.




Outra etapa do nosso trabalho foi fazer o storyboard, que serviu pro cliente ter uma idéia bem precisa de como ficaria o VT, e também pra auxiliar o diretor durante a gravação com os atores e pra orientar os animadores dos elementos em 3D.



Esse é o VT final, a ilustra da caixa de cereais é nossa também:

video

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ben 10

Esse foi outro trabalho que fizemos em parceria com a Cápsula, um comercial da papete Ben 10 da Grendene. Nós criamos esses dois alienígenas e fizemos os concepts dos cenários que serviram de base pra modelagem em 3D. Nessa etapa contamos com a ajuda do desenhista Walter Pax, especialista em criaturas bizarras e velho colaborador da Cartunaria. A filmagem com os atores mirins e toda a parte de computação gráfica, incluindo a animação, ficou por conta da Cápsula.






Nós também fizemos o storyboard, e a partir dele foi feito um animatic, que é a edição dos quadros do story em um VT já com som e no tempo certo do comercial. Esse tipo de planejamento é fundamental num filme complexo como esse que tem interação de live-action com animação.


Taí o comercial pronto, o resultado ficou bem 10 mesmo:

video

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Anabel

Minha parceria com o Guto começou quando a gente trabalhou junto na primeira temporada da serie Anabel em 2002/2003! Pra quem não conhece, a Anabel é essa personagem aí em baixo criada pelo Lancast Mota, mas eu também me sinto um pouco pai da menina porque animei o piloto da serie em 97!


Agora a Cartunaria ta fazendo uma parte do trabalho da segunda temporada que chamamos de biblioteca, ou seja, fazendo alguns desenhos e animações que serão usadas em todos os episódios, como esses bracinhos no computador do Guto.

Quem ta dando uma força pra gente é a Carla Pilla, ilustradora e animadora que tem um trabalho autoral excelente e saca muito de Flash.

FIGURANTES X-CORAÇÃO

Faz um tempo que to querendo postar essa galeria de personagens que aparecem por apenas alguns segundos no curta X-Coração. Esse filme tinha muita figuração e essa etapa do trabalho foi uma das mais divertidas de fazer, ficar recriando tipinhos que a gente encontra o tempo todo nas ruas de Porto Alegre, alguns inspirados em conhecidos, outros em alguém que eu vi no ônibus, enfim, acho que vale conferir esses desenhos "parados" pra dar um pouco de atenção a esse pessoal que trabalhou sem cachê.






Esse aí do meio com o cigarrinho, pra quem não reconheceu, é meu amigo Jack Kaminski, que fez os cenários do filme. A minha caricatura e a do Guto que estão ali do lado nos links com os nossos nomes, saíram do filme também.








Os desenhos foram esboçados no papel e finalizados no Flash, foi bacana desenvolver esse estilo bem geométrico e simplificado, e a liberdade de criação era maior com esses personagens que não tinham função direta na trama. Breve pretendo colocar aqui os figurantes da Princesa e o Violinista, que também são heróis anônimos dos nossos curtas!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cartunaria no PIC

Estivemos presente semana passada no PIC - Programa Internacional de Capacitação, evento produzido pelo programa Brazilian TV Producers da ABPI-TV e que teve como finalidade desenvolver 25 projetos de série de animação brasileiros, utilizando o know-how de 6 consultores feras do mercado internacional.
Guto e Lisandro na entrada do evento
Nosso projeto X-Heart teve a sorte de ser um dos selecionados e passamos uma semana interia em São Paulo participando de palestras e fazendo reuniões pra melhorar o projeto.

Guto fazendo o pitching de X-Heart pros consultores e a platéia


O mais legal desse tipo de evento é o network criado entre um painel e outro. A gente conheceu muita gente bacana e talentosa e também reencontrou muitos amigos animadores.

Lisandro entre os amigos Jonas Brandão, Zé Brandão e Rodrigo Soldado do Copa Studio e a Ana Luiza da Rocambole Produções

Guto com o Rodrigo e o Clewerson da LaboCine Digital e com a Célia e o Kiko da TV Pinguim, criadores do Peixonauta

No último dia, a coordenação do evento guardou uma surpresa para os participantes. Depois de distribuírem diplomas pela participação, presentearam cada produtora selecionada no PIC com um box de DVD´s do Norman McLaren, que por si só já valeu a semana inteira longe do estúdio com as máquinas paradas.

É nosso!

Por fim, já no aeroporto a caminho de casa, encontramos um amigaço dos tempos de Video Hits: compositor e ídolo cult-indie Marcelo Camelo. Relembramos boas histórias da época da Abril Music, quando ele tava estourado com "Ana Júlia" e eu (Guto) ainda achava que ia viver de música (felizmente, investi numa carreira bem mais pé-no-chão e milionária que é a animação...).


"Pois é Guto... música não é pra qualquer um. Mas até que a Video Hits era bem legalzinha..."